SENSAÇÃO DE FÉRIAS, DURANTE O ANO TODO

Uma casa de banho é mais do que apenas um quarto onde podemos tomar um duche ou escovar os dentes. É uma parte essencial da nossa casa, um espaço onde podemos relaxar e sentir-nos bem.

sikatop-seal2

Vantagens dos WET ROOM

O chamado WET ROOM é algo que está a tornar-se cada vez mais popular nos dias de hoje – uma casa de banho onde o chuveiro não é separado do resto do quarto de banho, com uma cabina de chuveiro aberta para o espaço restante, onde o espaço acaba por funcionar como uma zona de conforto.

Estes WET ROOM oferecem uma enorme variedade de benefícios. Não só parecem ultra elegantes e permitem simplesmente caminharmos directamente para a área do chuveiro; mas também são geralmente mais fáceis de limpar e, para além disso, acrescentam valor à sua casa.

Proteger a estrutura e impermeabilizar devidamente

Contudo, quando se considera um WET ROOM ou qualquer outra área húmida da casa, como casas de banho, cozinhas, lavandarias e especialmente piscinas, o factor chave é impermeabilizar devidamente os elementos e proteger toda a estrutura ou o edifício de qualquer entrada de água ou ruptura estrutural das bases. É imperativo considerar toda a estrutura – a base – como um sistema, desde a preparação do substrato até ao nivelamento, impermeabilização, colagem de cerâmica e selagem, e de diferentes componentes que necessitam de ser totalmente compatíveis, fáceis de aplicar e completamente fiáveis, de modo a conseguir os melhores resultados a longo prazo.

wet-room6jpg

Membranas de impermeabilização

Uma abordagem muito popular é usar sistemas e soluções com cerâmicos para acabamento/revestimento, uma vez que oferecem uma enorme escolha de cores e designs e são perfeitamente compatíveis com membranas de impermeabilização, tais como argamassas impermeabilizantes ou produtos à base de dispersões.

Reformular a casa de banho

Já pensou em reformular a sua casa de banho? Antes de decidir sobre um WET ROOM com determinados requisitos, regresse na sua mente a todos os hotéis que visitou na sua vida, porque os hotéis, muitas vezes reflectem o estilo mais recente. O que mais gostou? Seguidamente, mostramos alguns exemplos para inspirá-lo, destacando as áreas que exigem mais cuidados…

Primeira opção, Insula Alba, Grécia

Primeiro vamos ver o Insula Alba, na Grécia, que é o mais recente hotel de 5 estrelas a ser construído em Heraklion, Creta. É um luxuoso hotel balnear à beira-mar, com 140 quartos e suites, sete piscinas interiores e exteriores, restaurantes, bares de cocktails e um SPA, bem como áreas de estar e salões. O design do hotel extenso é tecnicamente exigente em áreas com cerâmicos. A escolha no design de azulejos, para as áreas interiores e exteriores, foi granito sintético e cerâmica feita à mão, especialmente fabricados para as piscinas.

Cerâmica colada para um tráfego elevado

As colas para cerâmicos em pavimentos de tráfego elevado (por exemplo, recepção e lounge) exigem suportar cargas pesadas. Para as superfícies submersas, os adesivos para azulejos precisam ter uma durabilidade superior em termos de resistência mecânica e química. Neste tipo de projecto, o factor estético também é um factor importante. Os cimentos para cerâmicos precisam ter alta resistência mecânica e química, com propriedades antibacterianas e com coloração duradoura, e precisam de ser duráveis à exposição da radiação UV e agentes de limpeza químicos. A textura de acabamento precisa atender aos mais altos padrões estéticos.

wet-room4jpg

Cores para todos os gostos

A Sika Grécia usou o SikaCeram®-203 Superbond como a cola adequada para cerâmicos para casas de banho, pavimentos interiores e terraços. Para as piscinas e áreas circundantes também foi escolhida a gama SikaCeram®. Os cimentos cola para a cerâmica eram de importância extrema. A ampla gama de cores disponíveis permitiu ao designer utilizar quatro cores diferentes, combinando diferentes cerâmicos.

Segunda opção – Tivat, Montenegro

Deixando a Grécia, visitamos agora Tivat, uma cidade costeira no Mar Adriático, em Montenegro. Situada na Baía de Kotor, Património Mundial da UNESCO, é famosa pela sua indústria de turismo emergente. Parte deste desenvolvimento é a marina nova e o desenvolvimento da zona em frente à água, com residências, apartamentos, bares e restaurantes. A construção das villas residenciais foi concluída em 2015 com uma área total de 3.000 m2.

Invernos chuvosos exigem impermeabilização extra

Tivat tem um clima quente e seco no verão. No entanto, durante o período de inverno poderá chover muito. Com estas condições, é necessária uma avaliação aprofundada dos requisitos de impermeabilização. O empreiteiro e o arquitecto solicitaram um sistema de impermeabilização completo e adequado para as piscinas, casas de banho e terraços. O desafio adicional foi a pressão de concluir o projecto num curto espaço de tempo.

wet-room3

Impermeabilização de piscinas, terraços e casas de banho

A Sika Sérvia ofereceu um sistema de impermeabilização completo e comprovado como a melhor maneira de cumprir o calendário apertado para este projecto. As piscinas, terraços e casas de banho foram impermeabilizadas com argamassas impermeabilizantes Sikalastic®, em combinação com as soluções de juntas para azulejos da Sika.

Terceira opção – Aranđelovac, Sérvia

Voltando às casas de banho, vamos agora para Aranđelovac, uma cidade na Sérvia, que está localizada a 75 km ao sul da capital Belgrado, que é famosa pelas suas nascentes de água mineral. Os espaços de SPA e de bem-estar do Hotel Izvor oferecem uma escolha ampla de piscinas e instalações de relaxamento. Quando o hotel existente era para ser remodelado, o empreiteiro e o arquitecto solicitaram um sistema de impermeabilização completo para as casas de banho, terraços e piscinas. A Sika Sérvia forneceu uma solução comprovada que incluía a impermeabilização de juntas, tubos, drenos e outras áreas relacionadas.

Impermeabilizado desde o início – é essencial

Desde o início, quer em WET ROOM, áreas em geral, ou piscinas, o essencial é considerar os produtos e materiais certos, para afastar a água e a manter “no seu lugar”.

Projecte seu próprio estilo

Será que se inspirou para ter um WET ROOM ? Comece por criar o seu próprio estilo – divirta-se, escolhendo azulejos e materiais, explore diferentes padrões e cores, e tenha sempre em mente a necessidade de uma impermeabilização adequada e eficaz. Será capaz de fechar os olhos, mergulhar na água e sentir, como se estivesse de férias, todos os dias do ano.

Advertisements

Insira o seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s