A MAIOR ESCOLA DE TOROS MADEIRA DO MUNDO

Estamos agora na cidade de Pudasjärvi, que está localizada na província de Oulu, no norte da Finlândia. A cidade em si, tem uma população de 8.242 pessoas e abrange uma área de 5.867,24 km2, da qual 228,67 km2 é água. A densidade populacional é de 1,46 habitantes por km2. Por área, Pudasjärvi é a segunda maior cidade da Finlândia e uma das maiores do mundo. Pudasjärvi é famosa pela sua natureza, e é a casa da área mais a sul da Finlândia, Syöte.

timber_house3

A cidade de Pudasjärvi decidiu construir um campo escolar que combina o design moderno com a identidade local, bem como permite o apoio de novas formas de aprendizagem. O edifício já se tornou um detentor de um recorde na medida em que é construído quase exclusivamente de toros de madeira de lei ou hirsi – uma especialidade finlandesa – é o maior deste género no mundo. A madeira serrada veio de uma empresa local e o projecto empregou pessoas locais, mantendo a pegada de carbono ao mínimo, graças às curtas distâncias de transporte. Durante o período da construção até maio de 2016, visitantes internacionais dos lugares mais distantes, tais como Coreia do Sul e Austrália, vieram conhecer o local. A escola de madeira tem atraído tanto interesse internacional como uma construção a visitar, porque o campo dos quatro edifícios conectados torna-a na maior instalação de madeira do mundo. Os engenheiros tiveram que enfrentar uma variedade de desafios de construção e soluções em termos de materiais.

timber_house2
Os proprietários do complexo de edifícios dizem que estão mais entusiasmados com um grupo particular de visitantes: os alunos atuais que receberão uma educação dentro das paredes de uma escola de madeira detonadora do recorde. O complexo de construção de madeira de Pudasjärvi será o lar de uma escola primária, 2º ciclo e ensino secundário, bem como uma faculdade comunitária a partir do Outono de 2016. Este complexo deve ser mantido usando o que é chamado o modelo de ciclo de vida. A empresa de construção Lemminkäinen Talo Oy será a responsável pela manutenção do edifício nos próximos 25 anos, aliviando o fardo na comunidade da cidade.

timber_house1

As principais características do edifício são a sua diversidade e adaptabilidade. Por exemplo, as salas de aula do ensino médio estão construídas em redor da área do lobby e podem ser combinados com um ambiente de aprendizagem grande. As coberturas das áreas do lobby são suportados por vigas estruturais porque a madeira nas paredes vai-se contraindo ao longo dos anos. O raciocínio do empreiteiro para a utilização da madeira era superar os graves problemas de ar interior sofridos na velha escola. As paredes do novo complexo são de madeira maciça, e os construtores acreditam que isso resolverá qualquer problema de mofo ou qualidade do ar interior.

A escola tem espaço para 800 alunos. Para além das várias escolas, o edifício também integra um espaço para organizações sem fins lucrativos e um clube desportivo. Os quatro edifícios juntos cobrem uma área total de 9.700 m2. A cidade de Pudasjärvi queria investir num ambiente de aprendizagem multifuncional, saudável e moderno. Edifícios escolares anteriores tinham problemas de qualidade do ar interior, o que significava que os materiais para a nova estrutura tinham de cumprir padrões rigorosos de qualidade do ar habitável.

timber_house6

As instalações do hall de entrada e da cantina precisavam de ter um pavimento novo, durável, fácil de limpar, com baixo nível de emissões e confortável, que não contivesse PVC ou amaciadores, e que possa ser aplicado sem cola. O pavimento também deve ser resistente a elevados níveis de tráfego.

O arquitecto Lukkaroinen Oy escolheu o Sika ComfortFloor® como a solução ideal para a fácil manutenção e conforto do pavimento. O revestimento elástico e resiliente Sikafloor®-330 foi aplicado à superfície do piso regularizado. Depois de seco, aplicou-se por cima um revestimento de superfície mate não amarelado Sikafloor®-304 W para resistência aos raios UV. A equipa das instalações está realmente satisfeita com o sistema de pavimento, comentando que “as pernas não se sentem cansadas após um dia de trabalho, realmente sente-se a elasticidade.”

O presidente da câmara da cidade realça que escolheram a madeira como material de construção, uma vez que tinham encontrado enormes problemas com a qualidade do ar no passado, e o ciclo de vida dos edifícios públicos de betão era muito curto (apenas 30-40 anos), agravado pelo facto de que as reparações não terem sido bem sucedidas.

timber_house5

A madeira equilibra eficazmente as condições de calor e de humidade internas. O material é ecológico, renovável e biodegradável. A madeira limpa natural reduz o stress, gera sentimentos positivos e tem efeitos de amortecimento do som. A escola começará para centenas de alunos neste Outono. Já existem rumores de que um grande número deles planeia estudar engenharia, porque estão tão felizes com seu novo ambiente que querem criar outros edifícios de madeira no futuro.

timber_house4

Advertisements

Insira o seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s