Um pavimento que dá música

Imagem-01

DESCRIÇÃO DO MUSEU

No dia 4 de Outubro de 2016 foi inaugurado um novo espaço museológico dedicado à música.

Um museu único em Portugal dedicado ao estudo, preservação, valorização e divulgação de uma coleção particular representativa da música mecânica, particularmente dos finais do século XIX à década de 30 do século XX.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Com a área de 1.020 m2, o edifício do Museu da Música Mecânica consiste numa caixa totalmente fechada, opaca e abstrata.

Apenas o alçado principal apresenta uma concavidade que assinala a entrada do edifício. Aqui fica exposta uma coleção privada de caixas de música produzida por meios exclusivamente mecânicos.

A organização interior é cruciforme, em redor de um pátio central, que distribui para os quatro lados do edifício.

Num lado existe o átrio, que funciona também como espaço vertical de dimensões variadas. A transição entre cada um destes quatro espaços é feita através de quatro antecâmaras. O resultado final é um volume que, visto por fora, parece elementar mas cujo interior desmonta essa simplicidade: explorando longas perspetivas diagonais que se vão abrindo à medida que os espaços são percorridos, deixando vislumbrar relances das galerias seguintes num jogo de sedução espacial que procura manter a curiosidade do visitante desde o início até ao fim da visita.

O museu possuiu cinco galerias de exposição dos instrumentos mecânicos, dispostas em redor de um pátio central, e mais uma sala documental. O edifício tem ainda um auditório com 70 lugares e uma sala multiusos, onde são acolhidas, entre outras funcionalidades, exposições temporárias.

imagem-03
 

REQUISITOS DE PROJETO

Os requisitos fundamentais para a adjudicação de soluções Sika® ComfortFloor® foram a estética, a redução acústica associadas a durabilidade e a possibilidade de acabamento mate.

FATOR DIFERENCIADOR

O apoio e suporte técnico desde a especificação até à execução e aplicação especializada por Aplicador Aprovado. Notoriedade da marca, projetos de referência em Portugal e em todo o Mundo.

INTERVENIENTES DO PROJETO

  • Arquitetura: Miguel Marcelino
  • Empreiteiro Geral: Magnokbilding
  • Aplicador: Indopave
  • Localização: Arraiados, Pinhal Novo, Palmela, Portugal
  • Cliente: Luís Cangueiro
  • Áreas: 1.040 m2 (construção), 620 m2 (implantação), 1.994 m2 (lote)
  • Volume de construção: 4.655 m3

SOLUÇÃO Sika® ComfortFloor®

Em resposta às exigências do projeto, a Sika Portugal apresentou soluções dentro da gama de pavimentos Sikafloor®.

As soluções Sika® ComfortFloor® permitem construir pavimentos contínuos com acabamento mate e colorido, que podem ser aplicados numa ampla gama de espessuras (incluindo manta de borracha para excelência acústica) e com várias possibilidades de acabamento (monocromático ou policromático).

Das propriedades do sistema Sika® ComfortFloor® destacamos a elevada estética, performance acústica e conforto da caminhada, atributos higiénicos, facilidade de limpeza e renovação. Estes pavimentos possuem também comprovada e elevada durabilidade.

O sistema foi composto pelos produtos:

  • SikaFloor®-156
  • SikaFloor®-330
  • SikaFloor®-305 W

Esta obra foi de grande relevância para a Sika, onde a marca se distinguiu, mais uma vez, pelo apoio personalizado na especificação, no acompanhamento da obra e pela competência do aplicador aprovado.

Imagem-09

Advertisements

One thought on “Um pavimento que dá música

Insira o seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s